, ,

Técnica Pomodoro – como um cronômetro deixa você mais produtivo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Salve galera do Canivete Suiço. Hoje vou falar pra vocês sobre uma técnica chamada Pomodoro. Uma forma de aumentar sua produtividade em ambientes de trabalho e diminuir as pausas e distrações.

Se você está precisando otimizar seu tempo trabalhado vem comigo =p.

Como funciona

Imagem de divulgação do App Pomodoro Timer Lite

A execução da técnica é bem simples. Você vai precisar de algum lugar pra anotar suas tarefas (e ir anotando os ciclos cumpridos). Se você preferir pode ser simplesmente caneta e papel. Caso prefira algo mais tenológico o Google Keep é ótimo para esse tipo de anotação simples. Outro item importantíssimo é um cronômetro. Caso prefira também o aplicativo Pomodoro Timer Lite pode te ajudar tanto com a contagem de tempo quanto com as anotações.

Está gostando do conteúdo? curta nossa página para mais posts como esse!

Primeiros passos

Depois que você arranjar os equipamentos acima, vamos ao passo-a-passo. A técnica utiliza períodos de 25 minutos trabalhados para uma tarefa e depois uma pause de até 5 minutos, para resolver tarefas não relacionadas ao trabalho.

A cada 4 períodos trabalhados (aproximadamente 2 horas), uma pausa de 30 minutos.

  1. Escolher e listar as tarefas a serem executadas;
  2. Escolher a tarefa inicial;
  3. Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anotá-la e voltar o foco imediatamente de volta à tarefa;
  4. Quando o alarme tocar, marcar um “x” na lista de tarefas;
  5. Se houver menos de 4 marcações, fazer uma pausa curta (3-5 minutos);
  6. Se houver quatro pomodoros marcado, fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1.

O passo a passo é bem simples. Liste as tarefas e escolha por qual vai começar. Inicie o cronômetro e, se lembrar de uma nova tarefa, ou algo não relacionado ao trabalho, anote e volte a trabalhar. Não pare a tarefa no meio dos 25 minutos.

Ao fim dos 25 minutos você tem 5 minutos para fazer tarefas pequenas não relacionadas, e ao fim de 4 ciclos você tem 30 minutos de descanso.

A técnica é bem simples e ajuda bastante, embora não seja perfeita.

Problemas e soluções

A técnica de pomodoro ajuda bastante se você estiver completamente perdido, mas definitivamente não é perfeita.

A técnica prevê que suas tarefas podem ser cortadas em fatias de 25 minutos, quando em muitas tarefas isso não é verdade. Enquanto “Responder emails” pode ser dividida, já que você pode terminar de responder uma parte em 25 minutos e voltar a responder no próximo pomodoro. Coisas como “ler um relatório” ou “Revisão do sistema X” podem levar mais que este tempo, e são tarefas que são bastante prejudicadas caso você faça uma pausa no meio.

A técnica foi baseada no cronômetro em formato de tomate (pomodoro)

Além disso, a técnica prevê que se você for interrompido por algo urgente e tenha que parar aquela tarefa você deve anotar que aquele pomodoro (ciclo) não foi realizado, dando a impressão que você não trabalhou ou não rendeu durante aquele período, o que provavelmente não é verdade.

Nosa dica é que você experimente o método conforme o criador informa, mas se preocupe também para ajustar à necessidade do seu dia-a-dia. Lembre-se, a técnica serve para te ajudar a produzir mais, se você acha que vale a pena pular uma pausa e trabalhar 50 minutos direto, faça isso e seja feliz =D

Está gostando do conteúdo? curta nossa página para mais posts como esse!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

O que você achou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%